História do Hapkido

 

HISTÓRIA DO HAPKIDO -1º PARTE - Hwa rang´s

Existem diversas versões com relação a verdadeira origem do Hapkido, muitas são certas, outras são meras "estórias" folclóricas, outras possuem lados verdadeiros e lados duvidosos, mas na verdade todas de um certo modo não fogem da realidade.
Não é errado dizer que o Hapkido tem uma origem de 4.300 anos, mas na verdade ele se concretizou muitos anos depois após diversas invasões japonesas. Por isso, vamos começar a aproximadamente 668 d.C. durante a unificação de três reinos o " Kokuryo" o "Paekche" e " Shilla" sob comando da Rainha Chin Heung, onde a Coréia deixa de ser colônia da China unificando assim seus três reinos. Uma época bárbara onde apenas sobreviviam os mais fortes e mais preparados, em guerras sangrentas entre o Império Kokuryo ( hoje Coréia ) e povos vizinhos como os Mongóis e os Chinos . Para garantir a sobrevivência e a segurança da Rainha foi selecionado um pequeno exército de combatentes, homens fortes e de um grande conhecimento de técnicas milenares de defesa com mãos vazias e armas como lanças, espadas, montaria e outras técnicas, como a contenção de respiração por vários minutos e grande poder de concentração e controle do corpo chamados Hwarang´s. Recebiam esse nome porque em fase de preparação, a maioria de seus ensinamentos foram no templo Budista Hwarang, onde além de aprenderem a dominar o corpo, aprendiam literatura, ética e filosofia. Essa técnica se desenvolveu por muitos anos se transformando no que conhecemos hoje como Hwarang-do, sendo a base inicial do desenvolvimento de todas as Artes Marciais Coreanas e principalmente o Hapkido atual.

 Esses homens muito bem preparados defenderam o reino por muitos anos, de revoltas internas e inimigos externos, passando a ser chamados também de Samurang´s, mas com o tempo, com certas mudanças no sistema político-cultural com a nova Dinastia "Yi" e o surgimento do Renascentismo (importância para as artes e escrita) trazido pelo povo europeu, essas técnicas marciais começaram a ser banidas da península coreana pelo próprio Reino coreano, por se tornarem banais perto da introdução da pólvora vinda da china. Com isso os Hwarang´s ou Samurang´s e seus grandes Mestres acabaram sendo banidos para as montanhas em templos e ficaram por lá por muitos anos.
De 1567 a 1608 a Coréia sofreu duas grandes invasões do Japão liderados pelo legendário Shogun Hideyoshi Toyotomi. A intenção do Japão era invadir a China, um país que lhes traziam grande ameaça, devido ao seu tamanho potencial. Hideyoshi pede autorização ao Reino coreano para entrar em seu território e atacar a China, mas como a Coréia havia selado a paz e tinha boas relações com o país vizinho, não autorizou. Então em 24 de abril de 1592 o Japão invade a Coréia com 158.700 homens. A Coréia consegue resistir, é lógico que com a ajuda da China e seus generais, mas na segunda invasão em 19 de março de 1597 a Coréia é minada e enfraquecida. Nesse meio tempo o Rei Sonjo (Coréia) pede mais uma vez a ajuda de militares chineses e seus conselhos, entre eles haviam Mestres Shaolins como Niu Shu Zheng e Hei Hu Li, esses generais sabiam que entre o exército coreano ainda se praticava o Tang Su (defesa com pés e mãos ) e pediram a presença desses Mestres. Fizeram alguns desafios para se comparar as duas técnicas e a Arte Shaolin foi suprema. Com alguns conhecimentos chineses, alguns Mestres coreanos desenvolveram o Kwonbop Subak técnicas de agarramento e projeções. Depois da invasão, muitos desses Mestres foram levados ao Japão para cativeiros.

 "É importante notar que essas técnicas que foram desenvolvidas vão aos poucos formando o conjunto do Hapkido" .
Em 1790 visto a vulnerabilidade da Coréia o Rei Chongjo Disnástia "Li" ordena o retorno dos Hwarang´s de seus templos e pede a seus Mestres Lee Dok Um e Park Jae Ga, passarem todos os seus conhecimentos para quatro livros o " Muye dobo tongji" , o primeiro livro fala sobre as técnicas de lança de bambu longa e curta, o segundo livro são técnicas de Kum ou Gum espada com um só corte e com dois cortes, o terceiro livro tratasse da montaria com uso da espada o " bong sul " e finalmente o quarto livro as técnicas Kwonbop Subak citadas anteriormente. Com isso a prática das Artes Marciais retorna a Coréia até os dias de hoje, sendo trabalhadas e desenvolvidas até o surgimento do Subak-do (tipo de Judô, arremessos e chaves) o Tang Su ( bloqueios, ataques com as mãos e pés) Taekyun ( Chutes altos e baixos, base do Taekwondo) praticado desde a Disnástia Yi, sendo essas artes marciais ambas originadas dos antigos Hwarang´s.
A história continua após a terceira grande invasão do Japão na Coréia em 1907, onde chegaremos ao Legendário Choi Yong Sul e posteriormente a Ji Han Jae....

 

 

HISTÓRIA DO HAPKIDO -2º PARTE - Choi Young Sull



Traçar a história do Hapkido não é uma tarefa fácil, pois há influências de Mestres e praticantes e várias versões dahistória. Tentaremos no entanto, mostrar a trajetória do Hapkido da forma mais imparcial possível.

O Grão Mestre Choi Young Sul, nasceu no ano 1904 em Chung Buk, uma província Coreana, e tornou-se órfão muito jovem. Foi levado para o Japão por um homem que ganhava a vida a fazer doces, que o abandonou mais tarde. Choi transformou-se numa criança de rua que mendigava para sobreviver e frequentemente se envolvia em brigas com outras crianças.

Aos sete anos de idade Choi foi adotado.Constam dois nomes nos registros do Mestre Choi. O primeiro, YOSHIDA ASAO dado pela pessoa que o levou para o Japão. Posteriormente, foi registrado como YOSHIDA TATUJUTU por SOKAKU TAKEDA (1860 - 1943), o 32º patriarca do Dayto - Ryu Aikijujutsu (clã japonês de Samurais).

YOSHIDA (GM Choi) foi aluno de TAKEDA durante cerca de 30 anos, tendo como colega de treino o Mestre MORIHEI UESHIBA, fundador do Aikido. Daí a semelhança entre o Aikido e o Hapkido.

Ao terminar a II Grande Guerra e após o fim da ocupação da Coreia pelos japoneses, Yoshida (GM Choi) retornou à Coreia, no Inverno de 1945, logo depois da morte de Sokaku Takeda, onde voltou a usar novamente o nome de CHOI YOUNG SUL.

 

No caminho de volta para casa em Chung-Buk, GM Choi perdeu a sua mala que continha algum dinheiro e os certificados que tinha recebido do Mestre Takeda. Novamente sem dinheiro, GM Choi foi forçado a ganhar a vida nas ruas, mas agora tinha uma família para sustentar. Após um ano vendendo bolos de arroz, ele onseguiu dinheiro suficiente para comprar alguns porcos, os quais alimentava com restos de grãos adquiridos numa cervejaria, a Suh Brewery Company. Um dia durante uma das visitas matinais à cervejaria, um grupo de homens tentou roubar o seu lugar
na fila de distribuição de grãos. Quando esses homens o tentaram agredir, ele tomou uma postura de defesa muito estranha. Quem o rodeava ficou sem coragem para reagir, não tendo havido então qualquer briga.

Grão Mestre SUH BOK SUP, proprietário da cervejaria, testemunhou o acontecimento e mandou o seu servo chamar o Gão Mestre Choi ao seu escritório. GM Suh era faixa preta de Judô e ficou muito surpreso com o que acabara de assistir, perguntando a GM Choi que estilo treinava. GM Choi respondeu que tinha treinado no Japão e que a arte se chamava YAWARA. GM Suh pediu-lhe então que lhe ensinasse essa estranha arte marcial que tinha presenciado. A primeira reação do GM Choi foi recusar o ensino. Mas depois com o receio de perder a sua cota de grão, e tendo o GM Suh oferecido também grãos e dinheiro, acabou por aceitar o convite. Assim, passou a treinar no seu Dojang (Ginásio) privado, nos escritórios da cervejaria e a ensinar outros alunos.

GM Choi de início chamou sua arte de YAWARA (pronuncia coreana para Jiu Jitsu) e começou a alterar a arte que tinha aprendido com o Mestre Takeda, adicionando técnicas de pontapés baixos e armas. Durante a sua vida alterou o nome da sua arte várias vezes. Entre outros nomes ele usou: YU SUL (Arte Suave), YU KWON SUL (Arte das mãos suaves).

 

Mais tarde o seu 1º aluno, o GM SUH BOK SUP alterou o nome para HAPKIYUKWONSUL e depois para HAPKIYUSUL.
Assim, GM Suh e GM Choi continuaram a treinar juntos e a fazerem demonstrações pela Coréia durante vários anos.
Em 1951, GM Suh e GM Choi abriram um ginásio fora da cervejaria ao qual deram o nome de "Yu Kwon Sul Hap Ki Dojang".
Um dos estudantes graduados de Choi, Grande Mestre JI HAN JAE, alterou o sistema aprendido com o seu Mestre, colocando pontapés a nível médio, alto e com salto, dando-lhe o nome de HAPKIDO.
O GM Ji Han Jae ofereceu ao GM Choi Young Sul (1904 - 1986) a presidência da sua associação, a Korea Kido Association por respeito ao seu mestre.
GM Ji Han Jae foi o maior divulgador do Hapkido, principalmente no ocidente, quando levou o Hapkido para o cinema ao atuar com o lendário BRUCE LEE no filme O Jogo da Morte.
Certamente, o Hapkido não seria o que é hoje sem ele.
Na atualidade existem muitas organizações de Hapkido. Com o afastamento gradual do GM Choi do Hapkido e sua posterior morte, seus principais alunos começaram a desenvolver estilos próprios, mas tendo como base os ensinamentos do GM Choi e enfatizando determinados princípios e conceitos pessoais.
JI Han Jae, nasceu em Andong, Coreia do Sul, em 1936.
Aos três anos de idade, a sua família fugiu da Coreia, que tinha sido ocupada pelo Japão, e foram para a China. Em 1949, após a guerra, a família de GM Ji retornou à Coreia.
Aos 13 anos, GM Ji mudou-se de An Dong para Taeguk para estudar, e aí começou a treinar a tempo inteiro com GM Choi. O nome que naquela altura GM Choi dava ao seu estilo era "Yu Kwon Sul".
GM Ji han Jae continua com GM Choi até 1956, ano em que termina os seus estudos e regressa a An Dong, sua terra natal, com 18 anos.

Foi quando começou a treinar sob a orientação de uma monja de nome Lee Do Sa, que lhe ensinou técnicas de armas, Tae kyon (arte marcial coreana que dava grande importância aos pontapés), Jang bong (bastão longo), Dang bong (bastão curto) e meditação. Durante cinco anos aprendeu técnicas mentais com a monja.
Em 1957, GM Ji decide tentar a sorte, e muda-se para Seul (capital da Coreia do Sul), onde abre seu primeiro Dojang (ginásio).
Em 1962 a esposa do presidente da Coreia (General Park) é assassinada, e o presidente temendo pela vida reforça a sua segurança.
O ginásio de GM Ji era muito conhecido pelas técnicas letais que ensinava. GM Ji é requisitado para uma demonstração pelo concelho superior militar, e imediatamente contratado pelo governo coreano, sendo o GM Ji Han Jae instituído instrutor chefe da guarda pessoal do Presidente da Coreia (General Park Chung Hee), ficando a seu cargo o treino dos 300 guarda-costas que compunham a sua guarda.
Em 1963 GM Ji Han Jae e GM Choi Young Sool, formaram a "Korea Kido Association", a mais antiga e prestigiada Associação de Artes Marciais Coreanas, reconhecida pelo governo. Conta com mais de 1200 escolas filiadas e é presidida actualmente pelo Grão Mestre IN SUN SEO, que foi também aluno do GM Choi.
A Korea Kido não é uma Associação exclusiva de Hapkido. A ela estão filiadas 33 artes marciais coreanas diferentes, incluindo o HOSHINKIDO. O Hapkido treinado e filiado na Kido é o mesmo das escolas tradicionais.
Na época em que foi criado o Hapkido descobriram num livro japonês em que os caracteres usados para escrever o Hapkido eram os mesmos que para o Aikido, Arte Marcial japonesa semelhante ao Hapkido e poder-se-ia criar confusões.
A tentativa de mudar o nome de Hapkido para Kido não teve êxito e o nome de Kido prevaleceu apenas como nome da Federação e não como um novo nome para o Hapkido.

 

HISTÓRIA DO HAPKIDO - 3º PARTE -  HAPKIDO  UM YANG KWAN


O estilo Um Yang Kwan.
O Hapkido Um-Yang Kwan é um sistema de estudo integral do Hapkido desenvolvido pelo Mestre Alexandre Gomes. O Um-Yang Kwan não é uma nova arte marcial, é uma estrutura sistematizada baseada em princípios tradicionais e conceitos científicos do Hapkido Tradicional e outras artes marciais.
A criação do Um-Yang Kwan não envolveu a invenção de novas técnicas, o Hapkido já é uma das artes mais completas que existem, e sim uma seleção das técnicas mais realistas e efetivas, algumas modificações e novas combinações para estruturar um currículo padrão com uma progressão didática com todos elementos do Hapkido. Em outras palavras, Hapkido Um-Yang Kwan é a maneira do Mestre Alexandre Gomes ensinar a arte do Hapkido.
O termo Um-Yang Kwan foi escolhido pelo seu significado de equilíbrio (UM-YANG: POSITIVO-NEGATIVO, BEM-MAL, DURO-SUAVE / KWAN: ESTILO,FAMÍLIA), que define claramente o propósito da Arte como caminho de vida demostrando que o aspecto físico e espiritual devem ser desenvolvidos paralelamente na pratica de Hapkido. Equilíbrio entre mente e corpo, técnicas duras e suaves, tradicionais e modernas, com e sem armas são características do Estilo Um-Yang. Outro aspecto do Um-Yang Kwan é o resgate do verdadeiro espirito das artes marciais valorizando a disciplina, respeito a hierarquia e tradição mantendo sempre uma forte ligação com a Coréia Pátria mãe do Hapkido.
O que é o Hapkido Um-Yang Kwan:
• Um sistema de ensino integral de Hapkido
• Uma disciplina realística e efetiva de auto proteção
• Um estilo tradicional, cientifico e filosófico de Arte Marcial
• O resultado de 20 anos de treinamento, estudo, aplicação e síntese das Artes Marciais
O que não é o Hapkido Um-Yang Kwan:
• Uma nova Arte Marcial
• Um tipo “Free Style” de Arte Marcial
• Um “Mix” de Artes Marciais

 

O Fundador do Hapkido Um-Yang Kwan

Mestre Alexandre Gomes é o Fundador e Presidente do Hapkido Um-Yang Kwan Internacional . Com mais de 20 anos de estudo, treinamento e pesquisa nas Artes Marciais ele é reconhecido como um perito e uma autoridade em técnicas de defesa pessoal. Suas habilidades pedagógicas e seu conhecimento técnico são valorizados por toda comunidade marcial. Alexandre é graduado Mestre em Hapkido e Taekwondo e praticante de outras Artes Marciais, Obteve certificação internacional pela “The World KIDO Federation (Korea KIDO Hae)” e “The World Taekwondo Federation (Kukkiwon)” .
O Mestre Alexandre foi considerado como um dos melhores lutadores de Taekwondo do Brasil. Também é instrutor de armas tradicionais coreanas “Hanguk Moo Ki”, sendo especialista em “I Yon Bong” Nunchaku. Em 1999 Mestre Alexandre foi introduzido no Conselho Mundial de Fundadores SOKE pela fundação do sistema Um-Yang Kwan de Hapkido.
O Hapkido Um Yang Kwan é o único estilo de hapkido no Brasil, filiado à World KIDO Federation, que é presidida pelo Mestre In Sun Seo, irmão do fundador do Kuk Sool Won, In Hyuk Sun, a Kido foi a primeira federação reconhecida oficialmente pelo governo coreano.
A KIDO não é uma Federação específica de Hapkido, estão filiadas a ela 31 Artes Marciais Coreanas diferentes. O Hapkido treinado e filiado ao Kido é o mesmo das escolas tradicionais.
A KIDO é reconhecida mundialmente, e é uma das, senão a maior entidade reguladora de artes marciais coreanas. Todo aluno praticante do Hapkido Um Yang Kwan pode requerer a sua certificação internacional pela KIDO, até atingir a faixa preta, quando a mesma passa a ser obrigatória.
A importância de ser filiado a uma federação internacional de renome como a KIDO é fundamental, pois possibilita ao filiado ter seu nome reconhecido na comunidade mundial das artes marciais, promovendo e divulgando desta forma seu estilo, a um maior número de adeptos, bem como, estar devidamente credenciado a praticar e trocar informações com outros membros da mesma entidade.

Contatos

Hapkidocascavel

hapkidocascavel@hotmail.com

45 98406-0666
AULA EXPERIMENTAL GRÁTIS

Procurar no site

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode